The Shadow Hunter

The Shadow Hunter
Keep it Simple

domingo, 19 de agosto de 2012

"Mr. Mayor", Eduardo Paes vulgo "Eddie Peace", agora é Tedster.


O trabalho de prefeito aqui em uma cidade como a nossa é complexo. Ele fez um apanhado geral nesse vídeo  enfatizou a parte boa, e ao menos mencionou alguma coisa da ruim. 

Essa iniciativa de "Cidade Socialmente Integrada" é bem coisa de IBM com o Smarter Planet dela. A tecnologia que ele meio que "se gabou" obviamente funciona de forma "um pouco menos" eficiente do que a imagem que ele vendeu. Porém, tem seus legítimos méritos. É coisa que a big blue está oferecendo para o mundo inteiro: A idéia de "cidade do futuro", de "cidade mais inteligente". Acho uma boa iniciativa, como um "produto". Oferece valor real. Trabalhei lá, logo sou suspeito pra falar.

Para julgar o trabalho do cara, acredito que é preciso saber ao menos três coisas: 

1)O quê ele fez? 
2)Como ele fez? 
3)Por que ele fez essas coisas e abriu mão das outras?

No número 1 resta a produtividade. 
No 2, polêmico, se ele roubou ou não, e se foi eficiente ou não. 
No 3, como ele escolhe usar o poder que a maioria das pessoas do município lhe instituíram. 

Esse vídeo é mera promoção dele e do Rio. Estou certo de que não é uma fonte de informações boa para permitir avaliá-lo como profissional ou como "gente fina". Tampouco acho justas diversas críticas a várias decisões e posicionamentos dele. Julgar "se ele é bom ou não como prefeito" para mim, que não tenho saco de fiscalizar as contas públicas de tudo que ele faz, deve se basear no número 3. Se a maioria de nós vota nele, isso significa que aquilo que damos valor é aquilo que ele faz. O professor e o médico do município (entre outros) ganham mal, mas a triste realidade é que a maioria de nós não gosta de escola e só se preocupa com Saúde quando a própria saúde falta. Sonhamos ser ricos, trabalhar pouco para ganhar muito, pagar o médico particular, professor particular... "Serviço Público" é quase sinônimo de "serviço ruim" para o carioca, talvez até para o brasileiro. O salário do jogador de futebol é alto porque nós damos valor a isso! Assistimos a jogos, bebemos cerveja e reclamamos da vida, do governo, do prefeito... Como reclamamos! É polêmico, mas eu digo: "nós damos valor a reclamar!" 

Uma opinião?

Somente acho que ninguém é perfeito, tampouco totalmente imperfeito. 

O Mr. Mayor aí faz o que ele acha que tem de fazer. 
Ele faz legalmente, até que se prove o contrário. 
Se eu não acho conveniente e oportuno, não voto nele.